quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cerveja com adição de abóbora, uma tradição norte-americana


Post Road Pumpkin Ale
Spiced/Specialty Beer
Sazonal – agosto a novembro
5.0%

 Ano passado, quando baixei a série “Brew Masters” (Mestres Cervejeiros, no original), exibida na TV norte-americana, fiquei muito curioso para saber mais sobre as cervejas feitas com adição de abóbora, geralmente denominadas Pumpkin Ales. Embora não seja classificada como um estilo propriamente dito, as origens desta alquimia estão nos primórdios da história dos EUA. Os colonos da época, conhecidos como pilgrims, logo descobriram as muitas propriedades daquela estranha planta de cor alaranjada e a incorporaram à sua dieta. Voltando aos tempos atuais, neste episódio da série, o dono da Dogfish Head Brewery, Sam Callagione, passa o dia em um bizarro festival onde se pode encontrar praticamente de tudo feito com abóbora, até mesmo um concurso de lançamento das ditas cujas com catapultas! Ou seja, nos EUA, abóbora é levada a sério, ainda que de maneira um tanto peculiar.

Na mais recente incursão ao Empório Alto dos Pinheiros, encontrei um exemplar de Pumpkin Ale, denominada Post Road Pumpkin Ale, obra do mestre Garrett Oliver, da Brooklyn Brewery, uma das melhores cervejarias da terra do Tio Sam. Além de abóbora, a cerveja também leva canela e noz-moscada. Ao contrário da maioria de seus compatriotas, Oliver não vai além do ponto nos ingredientes e, mais importante, não abusa do lúpulo. Falarei mais sobre o que penso do uso excessivo de lúpulo em um próximo post.

Ao servir a cerveja, chama a atenção sua bela cor alaranjada, coberta por uma camada de espuma bege. Nos aromas, as citadas especiarias, o dulçor do malte e o herbal do lúpulo. Na boca, uma certa adstringência, provavelmente causada pelo lúpulo, bem marcante, além de especiarias, maçã assada e o adocicado da abóbora. No geral, uma cerveja de excelente drinkability, refrescante, muito boa. Pela elegância, quase poderia ser confundida como uma ale inglesa, talvez até mesmo por ser uma homenagem ao passado (leia abaixo). É produzida entre os meses de agosto e novembro.

Um pouco de história
A Post Road é uma homenagem a estes bravos colonizadores que, no século XVII, já produziam a sua própria pumpkin ale, acrescentando caqui, lúpulo, açúcar de bordo (maple, em inglês), a planta de onde se extrai o famoso maple syrup, geralmente consumido com panquecas. Como curiosidade, abóboras ocas eram usadas como forma para os cortes de cabelo da época. Por isso, os habitantes da Nova Inglaterra foram apelidados de pumpkinheads (cabeça-de-abóbora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário