terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fuller's London Pride, clássica e saborosa


02.10.11
Fuller’s London Pride
English Pale Ale
4,7%
Fuller Smith & Turner, Londres, Inglaterra
Copo ideal: pint ou caldereta

Cada vez mais apaixonado pelo sabor clássico das ales britânicas, provei uma das mais tradicionais do gênero, a Fuller’s London Pride. Para melhorar, primeiro a versão em torneira e, dias depois, o exemplar engarrafado. As diferenças são evidentes. Afinal, chope é sempre mais suave e refrescante que cerveja, pois, como não é pasteurizado, é uma bebida “viva”, que conserva boa parte dos elementos que os 60o C da pasteurização naturalmente eliminam.
Como convém ao estilo, apresenta coloração âmbar e espuma que se desfaz rapidamente. No nariz, o herbal do lúpulo e notas adocicadas, caramelizadas, oriundas do malte. O sabor é frutado e maltado, com um toque de biscoito, açúcar queimado e frutas secas. O final é seco, com amargor elegante que permanece na boca por um longo tempo.
Muitos apontam a London Pride como o exemplo mais bem acabado da Pale Ale inglesa, assim como a Sierra Nevada o seria em termos de Pale Ale norte-americana. Ainda me falta quilometragem para assinar embaixo, mas, até o momento, não tenho como discordar.
Tanto em torneira como na garrafa, é uma cerveja que encanta pelo equilíbrio e finesse, com excelente drinkability. É o tipo de cerveja que, quando acaba o pint (ou o copo), dá até uma certa tristeza, uma saudade que nos faz sonhar com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário