Post Road Pumpkin Ale
Spiced/Specialty Beer
Sazonal – agosto a novembro
5.0%
Na mais recente incursão ao Empório Alto dos Pinheiros, encontrei um exemplar de Pumpkin Ale, denominada Post Road Pumpkin Ale, obra do mestre Garrett Oliver, da Brooklyn Brewery, uma das melhores cervejarias da terra do Tio Sam. Além de abóbora, a cerveja também leva canela e noz-moscada. Ao contrário da maioria de seus compatriotas, Oliver não vai além do ponto nos ingredientes e, mais importante, não abusa do lúpulo. Falarei mais sobre o que penso do uso excessivo de lúpulo em um próximo post.
Ao servir a cerveja, chama a atenção sua bela cor alaranjada, coberta por uma camada de espuma bege. Nos aromas, as citadas especiarias, o dulçor do malte e o herbal do lúpulo. Na boca, uma certa adstringência, provavelmente causada pelo lúpulo, bem marcante, além de especiarias, maçã assada e o adocicado da abóbora. No geral, uma cerveja de excelente drinkability, refrescante, muito boa. Pela elegância, quase poderia ser confundida como uma ale inglesa, talvez até mesmo por ser uma homenagem ao passado (leia abaixo). É produzida entre os meses de agosto e novembro.
Um pouco de história
A Post Road é uma homenagem a estes bravos colonizadores que, no século XVII, já produziam a sua própria pumpkin ale, acrescentando caqui, lúpulo, açúcar de bordo (maple, em inglês), a planta de onde se extrai o famoso maple syrup, geralmente consumido com panquecas. Como curiosidade, abóboras ocas eram usadas como forma para os cortes de cabelo da época. Por isso, os habitantes da Nova Inglaterra foram apelidados de pumpkinheads (cabeça-de-abóbora).
Nenhum comentário:
Postar um comentário